Ícone Sex Pistols no Especial da Semana

sex pistols never mind the bollocks

Capa do primeiro e único LP da banda, de 1977

O Stage Diving celebra nesta semana a inconfundível Sex Pistols, ícone do Punk Rock. Nascida na década de 1970 e fundada por um pequeno empresário de Londres, Malcolm Mclarem, a banda foi inspirada pela americana New York Dolls, a qual o londrino empresariara anteriormente. Para montar os Sex Pistols, Mclarem chamou frequentadores de sua loja, Glenn Matlock (baixista), Steve Jones (guitarrista), Paul Cook (baterista). Nenhum deles era músico profissional ou mesmo músico inspirado (apenas Cook e Jones já haviam participado efetivamente de uma banda, The Strand), mas tocavam mais do que suficiente para levar adiante o projeto. Para ser vocalista da banda foi escolhido John Lydon (que entraria para a história como Johnny Rotten, algo semelhante a Joãozinho Podre, em virtude de seus dentes estragados).

Em 1976, com o lançamento do single Anarchy In The Uk, em 1976, a banda explodiu para o grande público. Pela primeira vez alguém tinha coragem de ser tão agressivo ao governo inglês em público e a banda rapidamente foi adotada como símbolo da insatisfação social e crítica ao regime. No final de 1977 lançam o primeiro e único álbum, Never Mind The Bollocks Here’s The Sex Pistols. Segue-se uma grande turnê pelos Estados Unidos cheia de problemas, com Sid Vicious cada vez mais chapado e não conseguindo se apresentar, Steve Jones e Paul Cook envolvidos em brigas frequentes e o empresário Malcolm McLarem mais preocupado com um filme sobre a banda que com a turnê. Em meio a todos este problemas a banda foi desfeita antes de voltar à Inglaterra.

Em 1978 Sid Vicious seria preso pelo assassinato da namorada (romance retratado no filme Sid & Nancy), morta a facadas em um quarto de hotel em Nova Iorque. Após ter sua fiança paga pela gravadora Sid morreu de uma overdose de heroína durante a festa de comemoração à sua libertação na casa de sua mãe. A gravadora lançou então o disco The Great Rock N’Roll Swindle juntamente com o filme de mesmo nome. O nome (A Grande Trapaça do Rock n’Roll) assumia a armação que era a banda. O material foi composto por sobras de estúdio, algumas versões inéditas das músicas do primeiro disco, algumas gravações de Steve Jones e Paul Cook com o assaltante inglês, foragido no Brasil, Ronald Bigs (feitas após o fim da banda) e algumas gravações que Sid Vicious havia feito com McLaren.

John Lydon seria o único a seguir carreira solo, com o seu Public Image Ltd (PIL).

Ícone do Punk Rock, Sex Pistols contestava sistema britânico nos anos 1970

Ícone do Punk Rock, Sex Pistols contestava sistema britânico nos anos 1970

Em 1996, aproveitando o revival da música punk gerada por bandas como Green Day, Offsprings, entre outras, Lydon, tendo desfeito seu projeto, chamou de volta Cook, Matlock e Jones para uma reedição dos Sex Pistols. Assumindo descaradamente que a volta era apenas uma maneira de ganhar mais dinheiro, conseguiram farta divulgação na imprensa e a turnê foi um sucesso.

CONFIRA NESTA TERÇA-FEIRA O ESPECIAL STAGE DIVING, NO CANAL ROCK DO SUPERMUSIC, A PARTIR DAS 20H. MAIS DELES NO MESMO HORÁRIO, QUINTA-FEIRA E SÁBADO.

CLIQUE AQUI PARA CURTIR O CANAL ROCK.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.